Como aproveitar o Threads em 2025: guia prático para psicólogas

O Threads é o Twitter da Meta.

Depois do Twitter balançar e cair no Brasil, teve uma debandada para o Threads, todo mundo achou que isso só duraria até o Twitter voltar.

Só que aí em março, a rede social atingiu 320 milhões de pessoas usuárias ativas mensalmente e não parece recuar.

O Brasil é o segundo país com mais pessoas usuárias, perdendo pra Índia apenas.

Em questão de volume e alcance, ali no Threads tem muitas oportunidades e quase nenhuma psicóloga está aproveitando tanto quanto poderia.

Vamos tentar mudar isso a partir de agora!

Entendendo a dinâmica do senhor Threads

Ele foi lançado em julho de 2023 e é integrado ao Instagram, isso significa que se você deixar habilitado, o que você escreve lá, pode aparecer no Instagram também.

Essa função pode ser desabilitada, mas se você está usando profissionalmente, não recomendo fazer isso.

Você consegue compartilhar textos de até 500 caracteres, além de fotos e vídeos de até cinco minutos.

A plataforma prioriza conversas públicas e interações em tempo real.

O algoritmo é bem calibrado e o orgânico entrega muito.

Por que faz sentido investir no Threads?

  • Alcance orgânico elevado (pelo menos por enquanto): o Threads ainda oferece um alcance orgânico significativo, especialmente para aqueles conteúdos que reverberam bastante dentro do seu público-alvo

  • Integração com o Instagram: a vinculação direta com o Instagram facilita a migração de seguidores e o compartilhamento de conteúdo entre as plataformas. Muita gente que te vê no Threads acaba te seguindo no Instagram também.

  • Ambiente propício para autenticidade: apesar de ter muita cópia (odeio!), a cultura do Threads favorece postagens genuínas e conversas significativas. Quem quiser construir relacionamentos sólidos enquanto expande o público, ali é um baita lugar

  • Pode ser seu ambiente de teste de conteúdo: teve uma ideia para story ou post no feed, posta adaptado para lá. Você já vai entender a probabilidade de repercurtir ou não. O Threads é uma ótima rede para ser o ponto inicial da sua distribuição de conteúdo.

Estratégias eficazes no Threads

a) Conteúdo que gera conversa

O povo ali gosta de conversar, discordar, concordar, dar opiniões de forma geral, então posts que incentivam respostas tendem a ter maior visibilidade. Perguntas abertas, reflexões e tópicos polêmicos (com cautela) podem estimular o engajamento.

b) Aproveitamento de tendências

A famigerada pauta quente funciona muito bem no Threads também, então comentar sobre eventos atuais ou tópicos em alta pode aumentar a relevância do seu conteúdo. A agilidade é importante para aproveitar o momento, mas não se sinta pressionada a falar qualquer coisa para participar. Pense bem e se posicione da sua forma!

c) Interação com outras pessoas

Responder a comentários e participar de discussões em posts de outras pessoas usuárias amplia sua presença e demonstra autenticidade. Assim como o LinkedIn, o Threads gera bastante alcance através de comentários. Tem perfil que sequer posta, só comenta e, ainda assim, cresce.

d) Compartilhamento de conquistas genuínas

Postagens que celebram marcos ou compartilham feedbacks positivos, de forma humilde e sincera, ressoam muito bem por ali. Desde a compra de algo que você queria muito até conquistar um diploma, passar no mestrado ou um feedback positivo. A galera gosta e reage muito a isso!

Evite armadilhas comuns

  • Excesso de autopromoção: conteúdo excessivamente promocional acaba passando batido por ali. A autopromoção pode entregar como uma chamada para posts, mas não rola se for o único objetivo. Não tem problema se promover lá, a galera inclusive engaja, mas precisa fazer sentido.

  • Postar uma vez e sumir: assim como qualquer outra rede, sai na frente quem consegue manter uma frequência regular de postagens. Além de ajudar a manter o engajamento, ainda você consegue saber mais rápido o que funciona e o que não funciona. Não precisa ser sempre o conteúdo mais rebuscado do mundo, frases curtas funcionam muito por lá também.

  • Ignorar interações: quanto mais você interage, mais interações terá, porque a discussão não acaba nunca. Uma resposta que alguém te dá pode ser o suficiente para uma terceira pessoa também interagir e criar fios gigantes de debate ou apenas trocas mesmo.

  • Copiar conteúdo alheio ou não dar créditos: eu sei que o meu público é super ético, mas o óbvio precisa ser dito. Nunca jamais em hipótese alguma copie o conteúdo de alguém ou deixe de dar créditos (quando fizer sentido). Além de a Meta estar trabalhando ativamente em diminuir alcance desse tipo de “conteúdo”, pega mal e quem está sempre ali sabe.

Dicas práticas para começar

  • Defina sua voz e com quem você vai falar: quais assuntos e de qual maneira você vai abordar? Mais professoral? Curiosidade? Desabafos? Explicativo? Definia essas coisas, mas não deixe de postar por ainda não tê-las. Vai pensando e fazendo! Tente sempre adaptar algo pensando em como o seu público gostaria de consumir aquilo.

  • Planeje seu conteúdo: a forma mais fácil de não abandonar é planejar com antecedência. Use aqueles calendários editoriais para organizar seus posts, mas também esteja atenta ao que está reverberando na rede. O Threads tem tido cada vez mais as próprias polêmicas, memes e assuntos. Além disso, tem como você salvar posts nos rascunho e também programar postagens.

  • Monitore métricas semanalmente: não é tão robusta, mas dá para pegar alguns padrões. O horário não parece tão importante, pelo menos por enquanto. Já fiz posts de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada que tiveram um bom alcance. Fechou a semana? Dá uma analisada e gere suas hipóteses do que funcionou. O que funcionou, fala na próxima semana de forma diferente.

  • Use hashtag de forma estratégica: o algoritmo entrega bem no orgânico e quanto mais específico você for, mais direcionado será. Por exemplo, se for falar de terapia, inclua a hashtag terapia no seu post. Se for falar de saúde mental, transforme o saúde mental em hashtag.

  • Lembre as pessoas de te seguirem: quando for postar algo com alcance grande, você pode aproveitar e fazer uma chamada do tipo: “Me siga para mais conteúdos como esse”. O Threads entrega independente de seguir, mas é sempre bom lembrar.

  • Não sabe o que postar? Passe um tempo interagindo: o algoritmo entende suas curtidas, quem você segue, o que você compartilha, oculta, silencia ou bloqueia, então vale passar um tempo calibrando por ali. Alerta: vai dar vontade de comentar uns absurdos que acabam aparecendo, apenas ignore, se você for tratar a rede como algo profissional.

7 perfis para você se inspirar

  • @eumayaraneris: eu tô sempre lá trocando, defendendo profissionais de psicologia (risos) e compartilhando conteúdo sobre gestão, inteligência artificial na saúde e o que mais vejo de interessante

  • @bruno_faria_psicologo: o Bruno é o rei dos comentários e sabe usar a rede muito bem. Às vezes, um comentário em postagem alheia vai tão bem que ele transforma em post único

  • @olivamktig: fala sobre marketing de maneira realista e está sempre por ali. É uma ótima pessoa para acompanhar como faz a distribuição de conteúdo. Se você o seguir, verá o mesmo post no Threads, no feed e em formatos sempre diferentes

  • @luide: o Luide fala sobre criação de conteúdo para creators. Está sempre ali derrubando mitos sobre a relação creators vs. marcas e cria conteúdo original para o Threads

  • @beetlejoice___: a Joice é psicóloga e está sempre ali fazendo threads interessantes e já compartilhou que conseguiu fechar a agenda apenas colocando mais força ali no Threads mesmo

  • @psidrieletrindade: outra psicóloga que gosto de acompanhar por ali. Posta sobre maternidade, ser imigrante e atender como psicóloga, além de variar assuntos também

  • @nutricalvo: esse deve ser o maior case do Threads Brasil atual. Em cinco meses mantendo uma boa frequência, o @nutricalvo conseguiu bater o número de seguidores do seu Instagram. Ele contou o que fez no Threads neste post aqui (vale a pena ler!)

Eu já contratei pessoas que vi no Threads e muitas outras já relataram o mesmo.

Ali as pessoas estão realmente mais abertas a consumir serviços e te ouvir falar dos seus produtos e serviços, desde que faça sentido com o que você traz através de conteúdo.

Se você gosta de criar através de texto, achou a sua nova rede propícia.

Se posicione e seja feliz (nem todos os dias, às vezes tem umas raivas que a gente passa ali. Não vou mentir pra você).

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Aqui não é o Threads, mas se você é psicóloga, fisioterapeuta ou fonoaudiológa, quero te convidar a testar a hotina por 30 dias grátis clicando aqui 💜

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